Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Teoria Sociológica I

Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2023, 17h43 | Última atualização em Domingo, 04 de Agosto de 2024, 22h19 | Acessos: 1593

Teoria Sociológica I

Obrigatória

Carga Horária: 60h

Ementa:

Emile Durkheim: representações e classificações sociais, moral e coesão social. Karl Marx: materialismo histórico, ideologia, produção de valor, Estado e colonização. Max Weber: sociologia compreensiva, dominação, cultura e sociedades não ocidentais. Rosa Luxemburgo: acumulação do capital e colonização. Diálogos com outros/as autores/as clássicos/as. A atualidade do pensamento sociológico europeu clássico para os séculos XX e XXI.

Objetivo Geral:

Apresentar e discutir algumas teorias desenvolvidas por Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber e Rosa Luxemburgo, com atenção aos temas da cultura, do conhecimento e do poder, bem como a aspectos metodológicos e à atualidade

Objetivos Específicos:

1. Apresentar e discutir elementos avançados do materialismo histórico e de teorias marxianas da formação, expansão e reprodução global do capitalismo e da divisão de classes sociais, atentando para seus estudos sobre sociedades colonizadas.

2. Apresentar e discutir elementos avançados da teoria durkheimiana que influenciaram os estudos culturais e políticos do século XX e seu debate com autores da época, como Gabriel Tarde.

3. Apresentar e discutir elementos avançados da sociologia compreensiva e de teorias weberianas do capitalismo e da dominação em sociedades ocidentais e não ocidentais.

4. Apresentar e discutir a teoria da acumulação de capital de Rosa Luxemburgo, com ênfase no militarismo e colonização, bem como de outras autoras europeias do século XIX e primeiras décadas do século XX.

BIBILIOGRAFIA:

DAFLON, Verônica Toste; SORJ, Bila. Clássicas do pensamento social: mulheres e feminismos no século XIX. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021.

DURKHEIM, Emile. As Formas Elementares da Vida Religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 2003 DURKHEIM, Emile. O Suicídio. São Paulo: Martins Fontes: 2011.

LENGERMANN, Patricia M & NIEBRUGGE, Gillian. Fundadoras de la Sociología y la teoría social (1830-1930). Madrid: CIS, 2019.

LUXEMBURGO, Rosa. “O militarismo como campo da acumulação do capital”. “Crítica dos críticos ou o que os epígonos fizeram da teoria marxista”. A acumulação do capital. Estudo sobre a Interpretação econômica do Imperialismo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970.

MARTINEAU, Harriet. Como observar moral e costumes: requisitos filosóficos. CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, n. 24, p. 255-274, 2020. MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política (livro I). São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Sobre o colonialismo. Coletânea de textos. (Vol I e II). Lisboa: Estampa, 1978.

SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da sociologia: indivíduo e sociedade. Trad. Pedro Caldas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

TARDE, Gabriel. As leis sociais: um esboço de sociologia. Trad. Francisco Travesso Fuchs. Niterói: Ed. da UFF, 2011.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais. Partes 1 e 2. São Paulo/Campinas: Cortez/Editora da Unicamp, 1992.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página