Cidades e violências

Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2023, 17h43 | Última atualização em Sexta, 03 de Novembro de 2023, 18h20 | Acessos: 978

Cidades e violências

Carga Horária: 60h

Ementa:

Estudos sobre cidades e violências na América (Latina), África e Europa. Capitalismo e favelização. Urbanização da Amazônia. Regimes de mobilidade e processos de fronteirização. Estado, ilegalismos e punições. Violências, racismo, gênero e interseccionalidade. Os desafios da pesquisa de campo urbana na Amazônia.

Objetivo Geral:

A disciplina visa compartilhar, discutir e orientar estudos sobre a epstemologia da metodologia aplicada aos estudos sociológicos, além de revisar e promover debates sobre a sua aplicação e execução dos métodos científicos no campo.

Objetivos Específicos:

1. Apresentar estudos que versem sobre a epistemologia da metodologia.
2. Discutir a adequação das metodologias ao campo sociológico.
3. Verificar a potência metodológica às propostas dos projetos em andamento dos alunos matriculados na disciplina.
4. Analisar a aplicação e execução de metodológica em pesquisas sociológicas consolidadas.

BIBILIOGRAFIA:

BECKER, Bertha K. “Fronteira e urbanização repensadas”. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, 47 (3/4), jul-dez. 1985.
BIRMAN, Patricia; LEITE, Márcia Pereira; MACHADO, Carly; CARNEIRO, Sandra de Sá (orgs).

Dispositivos urbanos e tramas dos viventes: ordens e resistências. Rio de Janeiro: Editoria FGV, 2015.

BROWDER, John O.; GODFREY, Brian J. Cidades da floresta: urbanização, desenvolvimento e globalização na Amazônia Brasileira. Manaus: Editora da UFAM, 2006.

CANDOTTI, Fabio; PINHEIRO, Israel; ALVES, Jander. (2019) Dispositivos de segurança e justiça de rua: novas questões sobre assaltos, vigilantismos e linchamentos. Dilemas – Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. Vol. 12, n. 3, pp. 647-673.
CASTRO, Edna. Cidades na Floresta. São Paulo: Annablume. 2008.

DAS, Veena; POOLE, Deborah (Eds.) (2004), Anthropology in the Margins of the State. Santa Fé, Oxford: School of American Research Press/ James Currey, 2004.

DAVIS, Mike. Planeta Favela. São Paulo: Boitempo, 2006.

FELTRAN, Gabriel de Santis. Fronteiras de tensão: política e violência nas periferias de São Paulo. São Paulo: Editora Unesp.
Fuentes Díaz, Antonio. (2017). Violência e apropriações comunitárias da segurança e justiça no México. Dilemas, Revista Estudos de Conflito Controle Social, Rio de Janeiro, 10(3), 479-501.

GAMALLO, Leandro. (2017). Las formas de las represalias violentas en Argentina. Las acciones colectivas de violencia punitiva (2009-2015). Delito y Sociedad, 44(26), 9-39.

GLICK SCHILLER, Nina; SALAZAR, Noel. “Regimes of Mobility Across the Globe”. Journal of Ethnic and Migration Studies, Vol. 39, No. 2, 2013: 183-200.

GODOI, Rafael. Fluxos em cadeia: as prisões em São Paulo na virada dos tempos. São Paulo: Boitempo, 2017.

HANDERSON, Joseph. Diáspora. Sentidos sociais e mobilidades haitianas. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 43, p. 51-78, jan./jun. 2015.

HANSEN, Thomas B.; STEPPUTAT, Finn (eds). (2001), States of Imagination: Ethnographic Explorations of the Postcolonial State. Durham, NC: Duke University Press.

HUGGINS, Martha K (org). Vigilantism and the State in Modern Latin America: Essays on Extralegal Violence. New York, Westport, Connecticut, and London: Praeger, 1991.

MELO, Flávia & OLIVAR, Jose Miguel. “O ordinário y o espetáculo no governo da fronteira: normatividades de gênero em Tabatinga”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, (34) 101, 2019.

OLIVAR, José Miguel N.Devir puta: políticas de prostituição nas experiências de quatro mulheres militantes. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.

OLIVEIRA, José Aldemir de; SCHOR, Tatiana. “Manaus: transformações e permanências, do forte à metrópole”. In: CASTRO, Edna (org). Cidades na Floresta. São Paulo: Annablume. 2008.

PAIVA, Luiz Fábio S.. As dinâmicas do mercado ilegal de cocaína na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Revista Brasileira de Ciências Sociais. vol.34, n.99, 2018.

PRATTEN, David. (2008), “Introduction. The Politics of Protection: Perspectives on Vigilantism in Nigeria”. Africa: Journal of the International African Institute, V. 78, nº 1, Perspectives on Vigilantism in Nigeria, pp. 1-15.

QUIROZ, Loreto. (2019). Linchamientos y derecho em Chile: entre la ineficácia y el poder
simbólico. Revista de Direito da Cidade, 11(2), 412- 438.

ROLNIK, Raquel. Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. Editora Boitempo, São Paulo, 2015.

SASSEN, Saskia. Expulsões: brutalidade e complexidade na economia global. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

TELLES, Vera da Silva. A cidade nas fronteiras do legal e ilegal. Belo Horizonte: Argumentum. 2010.

WACQUANT, Loïc. Os condenados da cidade: estudo da marginalidade avançada. Rio de Janeiro: Revan: Fase, 2001.

WHYTE, William Foote. Sociedade de esquina: a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada. Rio de Janeiro, RJ: J. ZAHAR, 2005.