Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Vozes Quilombolas do Lago de Serpa: conflitos socioambientais e territorialidade
Legislação

• Publicado: Sábado, 02 de Novembro de 2013, 20h15
  • Última atualização em Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 12h16

O Projeto de Extensão intitulado “Vozes Quilombolas do Lago de Serpa: conflitos socioambientais e territorialidade”, esteve entre os dias 18 e 20 de outubro de 2023 na Comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus do Lago de Serpa, localizada nas proximidades do município de Itacoatiara -AM. O objetivo é compreender os conflitos socioambientais e os processos de territorialização da Comunidade Quilombola Sagrado Coração Jesus do Lago do Serpa, buscando entender sua realidade e identidade quilombola, com fito estabelecer laços entre o Quilombo e a Universidade. Essa fase do projeto marca o início de mapeamento e primeiro contato com os comunitários, visando verificar as primeiras impressões e desenhar melhor a forma de atuação da UFAM no suporte e auxílio às demandas do quilombo.

O projeto é coordenado pelo professor Dr. Bruno de Oliveira Rodrigues e Prof. José Gil Vicente, ambos do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura do Amazonas e de Sociologia e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFAM. O projeto é uma parceria com a Universidade do Estado do Amazonas, a parti da Profa. Dra. Lúcia Puga, coordenadora do PPGI-CH (Interdisciplinar em Ciências Humanas) da UEA e da Universidade Federal Fluminense, representado pelos colaboradores Dr. Sidnei Clemente Peres, do PPGAntropologia da UFF (RJ) e Gessiane Nazário Peres, Quilombola da Comunidade Quilombola da Rasa (Município de Armação de Búzios) e Dra. em Educação pela UFRJ, que é membro do Coletivo Educação da CONAQ. A equipe ainda contou com a assistência da jornalista e mestranda do PPGSCA, Bruna do Carmo Reis Lira.

A Comunidade Quilombola Sagrado Coração Jesus do Lago de Serpa, recebeu a equipe da UFAM, UEA e UFF com muito entusiasmo, a fim de assimilar as informações necessárias e, em contrapartida, compartilhou as principais demandas enfrentadas naquele território, entre elas, conflitos territoriais e ambientais, os quais envolvem inclusive ameaça de morte às lideranças quilombolas, além de carência de assistência social, entre outras questões igualmente importantes.

A primeira troca ocorrida foi a difusão da seleção de mestrado da turma de 2024 do PPGSCA/UFAM, naquele momento falamos sobre a seleção e articulamos a inscrição de 4 comunitários, os quais esperamos que logrem sucesso e ingresse no mestrado, ampliando o estoque de conhecimento sobre a sua realidade e o fenômeno quilombola no Amazonas. O PPGSCA/UFAM detém vagas especiais para quilombolas no processo seletivo, visando ampliar o acesso de minorias a formação pós-graduada.

registrado em: